quinta-feira, 22 de agosto de 2013

FATORES NEGATIVOS NA EQUIPE MUSICAL


"... os meus zelosos adoradores... me trarão sacrifícios..." – Sofonias 3:10.

Ao lermos o texto acima, podemos concluir que o adorador é zeloso com aquilo que o Senhor tem deixado em sua responsabilidade. A pessoa que zela por algo, o faz considerando ao extremo seu valor.

No Salmo 69:9, Davi se deixa consumir pelo zelo das coisas do Senhor, a quem amava e servia: “Pois o zelo da tua casa me consumiu”. O músico que é um verdadeiro adorador tem no Senhor a sua maior riqueza e por Ele zela com toda a sua força. Se os nossos ministérios de música estão passando por muitos problemas e dificuldades, é porque está faltando zelo com as coisas que o Senhor tem deixado em nossas mãos.

Infelizmente, não generalizando, muitos músicos têm demonstrado atitudes irresponsáveis, muitos deles não oram, não meditam na Palavra, criam contendas e divisões, são insubmissos, não participam dos cultos, são egoístas e rebeldes, enfim, demonstram falta de temor a Deus.

Através da sua Palavra, Deus oferece vários modelos para nossa vida. Assim, Ele tem nos dado um modelo para o ministério de música com o qual devemos estar plenamente identificados e comprometidos para que possamos ver os resultados espirituais que irão surgir do mesmo.

É com esse espírito que vemos a necessidade de estruturarmos o ministério de música. Devemos nos conscientizar de que Deus tem colocado uma riqueza em nossas mãos - A música! Este ministério, além de alegrar o coração de Deus, é um instrumento de edificação da igreja e um veículo de proclamação do Evangelho.

A seguir, iremos observar alguns fatores negativos que impedem o crescimento de um ministério de música. Deus tem uma visão para o ministério, portanto, se estivermos caminhando fora desta visão, vamos pedir perdão e nos arrepender, e então vamos nos unir na visão do Senhor, colocando toda nossa vida, talentos e ministérios a serviço do Senhor, para que em tudo Ele seja glorificado.

Quais são os fatores negativos numa equipe musical?

1- Falta de relacionamento e comunhão.

“Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Am 3:3). “O que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria” (Pv 18:1). “Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho nos purifica de todo o pecado” (I Jo 1:7).

É possível ser parte de uma família e não ter comunhão com ela? Não. Sendo assim, quem não cultiva comunhão não pode participar de nenhum ministério. Os discípulos de Cristo revolucionaram o mundo porque estiveram com Ele, aprenderem d’Ele e falavam a linguagem do Mestre.

2- Imaturidade.

“Lembrar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos” (Dt 8:2). “Antes de ser afligido andava errado, mas agora guardo a tua palavra... Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus decretos” (Sl 119:67, 71).

Imaturidade é falta de crescimento espiritual. O que se pode esperar de um bebê é que ele cresça e se torne adulto. Para isso, ele precisará se alimentar regularmente todos os dias. Algumas vezes, o Senhor permite situações adversas para nos quebrantar e assim nos levar ao crescimento.

Devemos aprender que a Palavra é o nosso alimento e a graça o nosso fortificante. “Achadas as tuas palavras, logo as comi; elas me foram gozo e alegria ao coração, porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos” (Jr 15:16). “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus” (II Tm 2:1).

3- Insubmissão

“De modo que aquele que se opõe à autoridade, resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação” (Rm 13:2).

Ao formar a equipe musical procura-se dar oportunidade aqueles que dentro da congregação se destacam por sua habilidade musical. Alguns cuidados são tomados na escolha porém, não se pode adivinhar o que virá pela frente. Neste sentido, às vezes nos deparamos com pessoas incapazes de se submeterem à liderança. Quando estes, depois de muitas conversar irremediavelmente não se ajustam, devem ser convidados a se desligarem da equipe. “... Por causa disto é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se pelo Pai não lhe for concedido. À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele” (Jo 6:65-66).

4- Negligência à Palavra e oração.

“Porque, quem esteve no conselho do Senhor, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu?” (Jr 23:18).

A Palavra e a oração são a base de todo o serviço. O que se pode esperar de alguém que não medita e não ora? Que utilidade tem este tipo de pessoa? Com certeza, nenhuma! Os homens cuja vida e ministério glorificavam a Deus eram homens de meditação e oração.

O Senhor Jesus é o nosso maior exemplo. “E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome” (Lc 4:2). “E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus” (Lc 6:12). A. W. Tozer disse: "Nunca ouça um homem que não ouve a Deus".

5- Negligência à técnica musical.

“Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos convém o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo” (Sl 33:1-3). “E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número de homens aptos para a obra do ministério...” (I Cr 25:1).

Ter capacitação espiritual e também musical significa ser e estar habilitado pelo Espírito para prestar um serviço digno a Deus e a sua Igreja. Muitos comprometem o andamento do ministério quando não desejam ter o compromisso com a excelência e acabam ficando expostos diante da congregação.

O objetivo é profetizar na medida em que os ministérios estão sendo instruídos e aperfeiçoados no canto do Senhor. O alvo é edificar, consolar, encorajar, curar, restaurar o povo.

Por fim, este serviço implica no compromisso de meditação, oração e jejum, bem como do estudo e ensaio musical, vocal e instrumental.

Deus abençoe!

Escrito por Ronaldo Bezerra

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

AGORA SÓ AS VOZES



Os vocalistas desempenham um papel muito específico na dinâmica da ministração nos cultos.

A característica principal e indispensável para o grupo vocal é a unidade, a sincronia, no plano espiritual e musical, é importante estar no mesmo espírito, no mesmo ânimo, e no mesmo ritmo.

1- Em sincronia com o Espírito

"O Espírito do senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar as boas novas aos pobres... restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e abertura de prisão aos presos, a apregoar o ano aceitável do Senhor, e o dia da vingança do nosso Deus, a consolar todos os tristes" - Isaías 61:1-2.

Este Espírito que habita em nós deve nos conduzir na ministração. É ele quem nos revela Jesus e vivifica a palavra cantada (IICo 6:3).

Precisamos ter comunhão com Ele através da oração, do estudo da Palavra, e de uma constante linguagem de louvor e ações de graças (Ef 5: 18 a 20). Quando estivermos em comunhão com o Espírito as maravilhas de Isaías 61 serão reais no período de louvor.

2- Em sincronia com o dirigente de louvor

Esta sincronia se dá por dois processos:

A) Comunhão: sabemos que nosso tempo é precioso por isso aproveite as oportunidades de conhecer e compreender o ministro que dirige o louvor da reunião que você participa. Assuma as cargas, as expectativas, os desafios, as palavras Rhema que ardem no coração dele. Sirva-o como serviria a Jesus (Ef 6: 5 a 8).

B) Atenção: não se desligue do dirigente de louvor no momento da ministração, siga os seus comandos como 'Levante suas mãos!', 'Com palmas!', 'Dê um grito de júbilo!', e tantos outros, não faça simplesmente o que der vontade. Nos momentos de cantar para os irmãos olhe também para o povo e durante as orações não fique poupando a voz, participe ativamente! O dirigente está ali para conduzir, então siga-o!

3- Em sincronia com o grupo vocal

Algumas pessoas dizem que é mais fácil cantar um arranjo complexo do que um bom uníssono. O grupo vocal deve estar em unidade musical e espiritual, é neste "ambiente" que a benção de Deus repousa (Sl133).

No plano musical se preocupe em:

- Afinar os uníssonos: corrija notas, métrica, e letra;

- Timbrar as vozes: o grupo todo deve soar como se apenas uma pessoa estivesse cantando;

- Passar os arranjos: cada voz deve ser assimilada com segurança;

- Expressar a mensagem: use variações de dinâmica, reflita sobre a letra da música, tente trazer á tona a essência musical do cântico em questão.

No plano espiritual se preocupe em:

- Desenvolver amizade: procure construir um relacionamento real, fuja do caminho da superficialidade;

- Fortalecer uns aos outros: pela oração e no compartilhar da Palavra.

Para o momento da ministração:

- Teste e passe sua voz no microfone: isto deve acontecer antes do louvor começar;

- Não se isole: mantenha a relação com o grupo, olhe, dance junto, etc;

- Não descubra seu irmão: se houver muitos erros resolva-os no próximo ensaio e não no intervalo entre

um cântico e outro;

- Flua no Espírito: não é esta a hora de ficar se estressando com arranjos, de lugar para que a voz do Espírito seja ouvida.

Escrito por Mirella de Barros Antunes, é professora de prática vocal, teoria e percepção.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

TEMPO OU DESCULPAS

Deus diz:
Os que querem me servir encontram tempo!!
Os que não querem encontram desculpas!!


Medite nisto!!


Graça e paz
Ednilson Teixeira

terça-feira, 6 de agosto de 2013

REFLEXÃO: O BOM É INIMIGO DO ÓTIMO

Por: Fernando Fernandes (Programa Cases-internet) - Colaboração: Dângle Bordin

Quando Jim Collins cunhou essa frase, não imaginou o quanto ela influenciaria algumas pessoas. Infelizmente os seres humanos são conformistas e odeiam sair da tão famosa "zona de conforto". Quando consideram que aquilo que estão fazendo está “bom”, param, e não vão atrás da excelência, do "ótimo".
A dica dessa manhã é: não se conforme com o "bom" — você pode mais.

Há uma história sobre Nixon que ilustra muito bem o que estou querendo dizer. Num certo dia, ele solicitou à sua secretária que enviasse uma carta com algumas informações à alguns políticos. Após uns quinze minutos, ela apresenta-se ao então presidente com a carta pronta. Ele leu com calma, olhou para a secretária e disse: "você pode melhorar?" A secretária disse que sim, e voltou para sua sala. Após algum tempo retorna e Nixon fez a mesma pergunta. Na quarta vez, ela disse: “Senhor, esse é o meu máximo.” Ele então respondeu: "Ok, então agora pode enviar".

A pergunta é a seguinte, se ela podia ter feito melhor, por que não o fez logo na primeira vez? Porque estava conformada com o "bom". É isso que acontece com a grande maioria dos profissionais. Se conformam com o resultado de seus trabalhos e não vão em busca da excelência. Antes de concluir que seu projeto esteja "bom" e pronto para ser enviado à seus cientes, pergunte-se: posso fazer melhor? Essa pergunta, ou melhor, a resposta a essa pergunta, pode fazer uma grande diferença no resultado final daquilo que está fazendo. Não é apenas sua empresa e seus clientes que sairão ganhando. Você se tornará um profissional melhor. É esse tipo de profissional que as empresas estão buscando. Pessoas inquietas e em constante busca da perfeição; pessoas que sabem que tudo o que fizerem, podem fazer melhor.


"Inquietação e descontentamento são os primeiros requisitos para o progresso" ─ Thomas Edison



RECEBER MENSAGENS NO SEU E-MAIL

A Paz a todos

Olá pessoal agora você pode receber no seu e-mail nossas postagens.

basta cadastrar seu e-mail  em ''RECEBER POSTAGENS'' e ativar o cadastro clicando no link que chegara em seu e-mail.

Mais uma ferramenta para facilitar o acompanhamento do nosso Blog.

Fiquem na graça e paz do nosso Senhor Jesus.

Ednilson B. Teixeira

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

LIDER DE ADORAÇÃO ?



Escrito por  ICZ 

O que é ser líder de adoração?

Ao vasculharmos as escrituras não há registro da figura do "líder de adoração". Especificamente no novo testamento encontraremos apenas registros do que parecem ser cânticos da igreja primitiva- Fil 2, I Tim 3:16 e exortações para cantar Salmos, Hinos e Cânticos espirituais em agradecimento a Deus e para encorajamento mútuo.

Na igreja primitiva não existia uma formalização de como deveria ser a adoração ou a direção da reunião dos cristãos. Temos sim instruções sobre a essência da adoração ao invés de formulas de como realizá-la. Em Romanos capítulo 12 podemos observar a adoração como estilo de vida, e estudando a vida de grandes homens de Deus como Davi e Paulo podemos tirar grandes lições. Além disto os Salmos e o velho testamento também são fontes ricas para nosso aprendizado.

É certo que ao longo da história as formas mudam, mas a teologia básica e a ênfase na adoração bíblica devem permanecer as mesmas.

As epístolas legitimam os papéis de pastores, mestres, evangelistas, mas de que forma o líder de louvor se encaixa no padrão bíblico de ministério? Na verdade o líder de adoração deve mesclar o poder da música aos dons espirituais fundamentais para equipar e fortalecer a igreja- pastoreio, evangelismo, profecia, ensino, cura. Há também alguns paralelos entre o líder de adoração e o sacerdote do antigo testamento.

 O que faz um líder de adoração?

O líder de adoração convida o Reino de Deus a se manifestar e convida as pessoas a se submeterem a ele. Esta é a primeira mensagem do novo testamento a voz que clama no deserto- "Arrependam-se pois o reino dos céus está próximo" Mateus 3:2 Observe que Lucas capítulo 1 é marcado por dois cânticos de anúncio da chegada do reino de Deus. Se estamos debaixo da autoridade de Deus podemos ser seus embaixadores, seu reino se manifesta durante a adoração, Ele age com liberdade através dos dons que nos deu, tudo pode acontecer.

Como sacerdotes (Apocalipse 5:10) temos o papel de facilitar a aproximação das pessoas a Deus por meio da música, das letras e das orações. Josué 3: 14 a 17 é um excelente modelo disto. Abrimos o caminho para as pessoas através da arte dos cânticos, nós as lideramos como servos sacerdotes, segurando a "arca" enquanto elas prosseguem adiante em sua jornada de seguir a Deus.

O líder de adoração deve ter plena consciência de que é um guerreiro espiritual. Quando o Espírito se manifesta entre nós, nos chama para um compromisso radical. Cabe ao líder de adoração tocar a trombeta chamando a consagração, chamando as pessoas a uma submissão completa a Jesus. Embora muitas vezes lentos e melodiosos os cânticos de consagração e devoção são parte de nosso arsenal nesta guerra espiritual. Por toda a Palavra podemos ver com que veemência Satanás se opõe a adoração. Ele sabe que perdendo essa batalha perde a influência sobre o crente, seja ele um neófito ou um cristão maduro. Seja quando faraó resiste a Moisés, quando Nabucodonosor se ira contra Sadraque, Mesaque e Abdenego ou na reação de Herodes diante da notícia de um rei recém nascido (Mateus 2:1-17), Satanás estava se opondo a adoração. Os líderes de adoração de nossa era estão no centro da mesma luta por poder, levantando o estandarte da santidade.

Outro ponto dentro desta batalha espiritual é vigiarmos para que não haja em nós desejo por poder. Ser conhecido pelos homens não nos traz nenhum prestígio no mundo espiritual. Andar em humildade, honrando e preferindo aos outros, abdicando o poder é a lição dada a nós em Filipenses 2: 6 a 11. O princípio da autoridade espiritual é a obediência a Deus e a humildade para com o corpo de Cristo.

Embora a profissão de musicoterapeuta não seja regulamentada em nosso país existem estudos e pesquisas da ação benéfica da música sobre doentes de todo o tipo, e mesmo o curso a nível superior já é reconhecido pelo MEC. Deus criou a música e um de seus propósitos era usá-la como agente de cura para o corpo e para a alma. Durante a adoração a música age como facilitadora e a cura se dá de duas formas: ou pela fé gerada através das palavras cantadas ou pela simples manifestação de sua presença em meio aos louvores.

No velho testamento é comum vermos a ligação entre música e profecia (I Samuel 10:10, I Crônicas 25:1) e novo testamento vemos que a profecia é uma atividade para todo o corpo de Cristo (I Coríntios 14:5). Deus conhece a necessidade de cada pessoa dentro de uma reunião e frequentemente pode trazer uma mensagem específica de encorajamento profético por meio de um cântico, uma leitura bíblica ou oração. Nossos cânticos são dirigidos verticalmente, mas existe uma mensagem horizontal que penetra no coração das pessoas. A profecia não é uma simples transferência de informação mas é Hebreus 4 :12. Deus pode usar qualquer forma musical como veículo profético, um cântico congregacional, um solo, um cântico espontâneo. Como lideres de adoração temos que nos arriscar gradativamente no terreno da profecia estando sempre atentos a voz do Espírito.

Outra atividade desenvolvida pelo líder de adoração é a de professor. 80% dos sermões são esquecidos no período de três dias, mas as pessoas se lembram dos cânticos. Grudamos a palavra de Deus nas mentes pelo poder da música, ótimas melodias, ritmos e rimas. Certifique-se em dar ensinamento sólido a sua igreja pelos cânticos que você escolhe. E Devemos proclamar as verdades sobre a identidade de Deus e de nossa própria identidade em Cristo- filhos, nova criatura, santos, servos. Fica óbvia a urgência em sermos mestres na Palavra de Deus – Salmo 119.
Ainda na área de ensino é nosso papel contar e celebrar o nascimento, vida sacrifício e triunfo de Cristo. A centralidade de Cristo era fato na adoração primitiva e será assim na igreja do Apocalipse. Veja capítulo 5 e 7. Enquanto recordamos a vinda de Cristo ao mundo nossa própria vida passa a fazer sentido. Na adoração vemos a nós mesmos no decorrer do tempo, pois estamos entre a primeira e a segunda vinda de Cristo. Mais uma vez destacamos o princípio de que ao sabermos quem Ele é, sabemos quem somos.

O ministério evangelístico também cai muito bem ao líder de adoração e sua equipe. Quando um descrente com fome de Deus vê um grupo não cantando para o teto mas se comunicando com Deus uma luz começa a brilhar. A música de adoração penetra pelas janelas da alma amolecendo os corações e preparando as portas do arrependimento.

Finalmente o líder de adoração deve ter coração de pastor, amando e se importando com as pessoas dentro e fora do período de culto. Sem um coração que se doa não há intercessão, não há compromisso de profecia, não há preocupação com o ensino e edificação da igreja. O coração de pastor exerce o dom mais precioso de todos o amor. Como adoradores devemos nos apropriar de nos aperfeiçoar no amor do Pai.

Mirella Antunes Cavalcante
Adaptado do livro- "Em espírito e em verdade"- Andy Park

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

ATUALIZANDO NOVAS MUSICAS

Bom dia

Atualizando a lista das novas musicas.

1º Que Ele Cresça - Deigma Marques
2º Caminhar na Luz - Dany Grace
3º És minha canção - Dany Grace
4º Dependente - Dany Grace
5º O Meu Deus Fara - Ministério Às Nações
6º Só Jesus - Comunhão e Adoração Vol. 5
7º Vou Gritar - Comunhão e Adoração Vol. 5
8º Teus Sonhos - Fernandinho
9º Jesus, Filho de Deus - Fernandinho
10º Digno é o Senhor - Aline Barros

Todos estas musicas tem no youtube, criem o seu próprio CD ou baixe no celular.

Que Deus continue abençoando a cada um.
E que você se disponibilize para fazer a obra Dele com esforço e animo.
Amem

Ednilson B. Teixeira