segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Por 1 ano e meio ele aboliu a TV de casa e trocou os canais pelos livros

Em março do ano passado as correntes que prendiam o decorador José Clovis Guerreiro, de 55 anos, foram quebradas. Longe de qualquer clichê, ele que é conhecido como Zezé Guerreiro, parou de só reclamar da programação da TV e resolveu abolir o aparelho de casa. O resultado foi 1 ano e meio longe da telinha, 20 livros lidos e a liberdade de não ter mais como patroa, a televisão.
“A TV nos prende muito e a programação é um horror. Sem a televisão se tem qualidade de vida, porque ela tem um poder que deixa você ligado o tempo todo. Você dorme pouco, dorme tarde...”, exemplifica.
Zezé conta que a rotina de só dormir depois que tal programa fosse visto chegou ao fim depois que ele levou o aparelho para uma casa que mantém no interior de São Paulo.
Foi há 15 dias que a protagonista que, hoje é coadjuvante na casa, voltou a ter espaço nos cômodos. O combinado foi que ela só voltaria para filmes e aos finais de semana, o que para ele não tem representado dificuldade nenhuma. “Comecei a descobrir muitas coisas e ler virou mania. Estou no meio de um livro e já vou comprando outro. Acostumei tanto que se eu fico sem ler me irrita”, relata.
A troca dos canais pelas páginas veio logo depois da ausência da ‘patroa’. O decorador começou a buscar a leitura a partir do momento em que a TV foi abolida. “Ela direciona muito o seu tempo, vira uma patroa na sua vida e determina seus horários”.
Aquele velho ditado caberia muito bem na vida de Zezé, adaptado para “quanto mais vejo TV, mas gosto dos meus livros”. Analisando as novelas de agora, o que a tela ensina, na visão dele, é maldade o tempo todo. “É um tal de um querer passar a perna no outro. Sempre achei que o ser humano gostasse mais das coisas erradas mesmo. Programa dá ibope quanto tem briga, coisa boa ninguém quer ver”, avalia. E há de se convir que ele está certo mesmo.
Nas conversas entre amigos e gente que desconhecida até então, o que ele mais viu foi nariz torcido e olhos arregalados quando vinha à tona a abolição assinada por ele dentro de casa. “Não, o quê? Mas você é crente? Como? Por quê? E eu dizia não, é uma opção. Falava com o maior orgulho”.
A história de ficar deprimido em frente à TV com o Faustão seguido do Fantástico, anunciando que o final de semana acabou também foi extinta da vida dele. “Eu não fico desesperado. Tem gente que já está até acostumada, para! Não deixa que ela determine a sua vida”, repreende.
Dos bate-papos em casa para um diálogo cada vez mais monossilábico. A televisão influencia até na convivência das famílias que vem deixando de trocar informações sobre o dia-a-dia para por em pauta a novela, por exemplo.
Desde criança, Zezé tinha horário para ver desenho e depois desligar o botão. De resto, a brincadeira era na rua mesmo. Bem oposto ao que ele vê hoje, de gente que não conversa e quando faz, se resume a um micro diálogo. “Se chega em casa e ‘tuf’ liga a TV. Hoje eu saio da onde ela está”.
O decorador assume que não foi e nem é fácil se desligar do bendito aparelho. Mas que o capítulo pós abolição foi envolto de leitura. “Aquele aparelho determinada alguma parte e de repente não determina mais. Então muda. É uma mudança de vida falar não para a TV e sim para o livro”.
Depois da quarentena, bem maior que o tempo proposto do termo chegou ao fim, ele colocou a TV de volta, mas sem tirar qualquer livro da estante. “Eu não vou perder o que conquistei, essa vontade de ler. Eu recomendo e muito, mas para o brasileiro isso é loucura. Se todo mundo fosse louco assim o mundo ia ser maravilhoso”. A paixão com que ele passa os relatos dá vontade de abolir também.

VOCÊ É UM BOM LIDER

Todas as empresas e modelos de negócios necessitam de bons lideres para gerirem bem todos os negócios da empresa e para que tudo ocorra da forma mais correta possível, em muitos casos há pessoas que já nascem com o digamos “genes” da liderança, mesmo que isso não tenha comprovação alguma, são as características abaixo que determinam se um pessoa se tornará um bom líder ou não!
Veja as Qualidades que um bom líder deve possuir para poder desenvolver um Bom Trabalho
-Caráter Exemplar
Uma coisa que conta como um dos pontos principais para uma boa liderança é o caráter, Ser respeitado e além de tudo ser um exemplo a ser seguido pelos funcionários é essencial para uma boa liderança, os funcionários têm que encontrar integridade, confiança e honestidade acima de tudo.
- Entusiasmo
Um bom líder está sempre alegre e não mistura os problemas pessoais com os da empresa, e está sempre a procura de obter melhores resultados e sempre incentivando seus funcionários a progredirem em suas carreiras. O papel do líder além de dividir funções e metas é também dar apoio e resolver os possíveis problemas de forma eficiente, o líder precisa ser visto como parte importante e fundamental da equipe, por isso, não deve ter medo arregaçar as mangas e colocar a mão na massa
- Confiança e otimismo
Um bom líder têm sempre que demonstrar estas qualidades, que aliás, é uma das estratégias do marketing pessoal afinal o líder têm que definir direções a serem tomadas, e se os subordinados a ele não tiverem confiança tudo se torna mais difícil, Um líder que inspira confiança tende a ter um melhor resultado no trabalho de seus funcionários, e dá maior estimulo para eles seguirem dando todos os seus esforços para a melhoria da empresa.
- Tranquilidade
Todas as grandes e pequenas companhias têm conflitos dos mais diversos tipos possíveis e para resolver estes problemas e encontrar a melhor solução o líder precisa ter muita tranquilidade e analisar com calma a situação, afim de que consiga resolver todos os problemas sem aumentá-los ainda mais, também é importante a tranquilidade em momentos de decisões e incertezas ao qual todo tipo de negócio passa de tempos em tempos
- Estabilidade Emocional
Os bons líderes conseguem lidar com a ambiguidade de manter a calma e permanecer ao mesmotempo firme e objetivo. Crises emocionais e explosões de temperamento não combinam com o papel de liderança. O líder deve ser sólido e coerente, saber agir de cabeça fria e controlar suas emoções.
- Foco
Um bom líder precisa ter foco no objetivo principal e, ao mesmo tempo, saber pensar analiticamente. Ele enxerga a situação como um todo, mas é também capaz de fragmentá-la em quantas partes forem necessárias para uma inspeção mais minuciosa. Não basta ter apenas um objetivo em vista. É necessário saber gerenciar o objetivo, fazer sua divisão em etapas administráveis e acompanhar constantemente os progressos.
- Compromisso com a Excelência
Todo bom líder está preocupado em conseguir fazer sempre o melhor trabalho possível, para que empresa consiga os melhores resultados possíveis, e com isso obtenha um maior lucro, por isso é que ele têm o dever de exigir um padrão de excelência no trabalho e com isso exige bastante da equipe na qualidade e eficiência do serviço, afinal o foco é sempre estar em primeiro lugar!
Todas estas características acima são essenciais para se tornar um bom líder e com isso ter seu trabalho reconhecido, embora muitas pessoas já tenham estas características embutidas de forma natural em sua própria personalidade, elas podem sempre ser desenvolvidas e fortalecidas, assim como outros atributos individuais de cada um! Então procure focar-se em suas qualidades profissionais e a melhora-las a cada dia.