quarta-feira, 2 de outubro de 2013

HISTORIA DE ASAFE - PARTE 1



I. Conhecer seu líder, sua cobertura, e ser conhecido.


“O rei Davi pôs Asafe e os seus irmãos levitas como encarregados permanentes da adoração que era feita no lugar onde a arca da aliança havia sido colocada. Eles deviam cumprir ali os seus deveres todos os dias”. I Crônicas 16.37.
Asafe com seus irmãos levitas foram escolhidos pelo rei Davi para ministrar adoração permanente diante da arca da aliança todos os dias. Isso implica que o seu líder, o rei, conhecia seu caráter, seu compromisso, sua integridade e zelo com Deus na realização das suas funções.

Ele era um exemplo, e a escolha que teve foi a maior responsabilidade que um homem podia ter, ministrar em um lugar que só os sumos sacerdotes entram, ministrar diante da presença de Deus. Ele não podia está em pecado se não morria, não podia adorar de qualquer maneira, tinha que seguir as ordenanças se não morria.


“Davi nomeou alguns levitas para dirigirem a adoração ao Senhor, o Deus de Israel, cantando e louvando a Deus, em frente da arca da aliança. Asafe foi nomeado o chefe deles, e Zacarias, o seu ajudante”. I Crônicas 16.4,5. Asafe no meio de 38 mil levitas foi escolhido para ser chefe, para liderar, por que o seu caráter era fiel. “O rei Davi reuniu todos os líderes israelitas e todos os sacerdotes e levitas. Foram contados os levitas de trinta anos para cima, e o total foi de trinta e oito mil homens”. I Crônicas 23.2,3.


Em que lugar você acha que pode estar diante do Senhor na realização das suas funções? Você acha que o seu líder pode te escolher para uma função de maior responsabilidade dentro do ministério levítico? Qual o nível de responsabilidade e fidelidade você se encontra diante de Deus, do seu líder e da igreja para Deus lhe confiar as nações, os tesouros, os recursos, o poder para tocar multidões de vidas? Onde esta o seu coração?
Observe como Asafe era confiável! “O rei Davi e os líderes dos levitas escolheram os seguintes grupos de famílias de levitas para dirigirem os cultos de adoração: Asafe, Hemã e Jedutum. Eles deviam anunciar as mensagens de Deus, acompanhados por música de harpas, liras e pratos. Esta é a lista dos homens escolhidos para este serviço”. I Crônicas 25.1.


Davi conhecia Asafe e o escolheu no meio de 38 mil levitas para o maior cargo, a maior responsabilidade, ministrar adoração diante da arca do Senhor. Porém não só Deus e Davi o escolheu para uma função de alta responsabilidade, também seus colegas levitas o escolheu. Será que seus colegas levitas, os que andam com você, trabalham e ministram louvores e adoração com você, te escolheria para uma função de maior responsabilidade, para liderá-los?
Ele foi escolhido junto com Hemã e Jedutum para profetizar as palavras do Senhor através do canto e dos diversos instrumentos. Asafe, Hemã e Jedutum chefiavam, lideravam os cantores e músicos, o Rei Davi liderava os três, e Deus liderava o rei Davi. “Todos os seus filhos cantavam nos serviços religiosos do Templo, tocando pratos, liras e harpas. Quem os dirigia era o pai. Asafe, Jedutum e Hemã estavam debaixo das ordens do rei”. I Crônicas 25.6. Havia harmonia. Asafe conhecia seu líder, e obedecia as suas ordens, e seu líder conhecia seu caráter fiel e provado. 


Extraido: http://asafeadorador.blogspot.com.br/2009/09/historia-de-asafe.html