segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O DOM QUE HÁ EM TI



1 Timóteo 4:14-16
14 - Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
15 - Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
16 - Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Em nossa reunião falamos a respeito de crescermos e desenvolver o nosso ministério tomando atitudes necessárias para que sejamos prospero e capacitados, não só tecnicamente, mas essencialmente no espírito, e para isto se faz necessário uma dedicação e um check-list do nosso dia a dia em nossa caminhada espiritual.

Sabendo que nós somos ser espiritual que possuímos alma e habitamos em um corpo, temos que ter a consciência que devemos ser guiado pelo nosso espírito recriado, sendo este fortalecido pelo o Espírito Santo de Deus, e não pelos desejos da nossa carne, pois ela nós conduz ao pecado e a fraqueza espiritual.

Para que haja dentro de nós este fortalecimento espiritual e amadurecimento da palavra de Deus, que nós revela toda verdade, se faz necessário seguirmos a orientação de Paulo a Timóteo escrito em 1 Timóteo 4:14-16.

1º no versículo 14 nos adverte a não desprezar o nosso dom, que é habilidade, capacidade, um talento especial e uma dádiva de Deus para exercer o ministério que Ele chamou. Quando cada um tem a convicção que está no ministério certo, conforme a multiforme maneira de Deus de colocar a cada um ajustadamente dentro do corpo de Cristo que é a sua igreja, não há fardo pesado, nem desanimo, mas uma alegria, entusiasmos que se torna virtude do ministério. E sempre estaremos em busca de oferecer algo cada vez melhor a Ele que pertence toda honra, gloria e sacrifícios de louvor. E isto desperta a zelar por esse talento que foi entregue, e em nosso caso, aprimorar tecnicamente em nosso instrumento, em nosso canto, em nossa dança e etc. Não descuidaremos desta habilidade que é intrínseca e essencial em nosso ministério, assim como diz em Salmos 33:3 tocai bem ou com habilidade, então devemos sempre buscar o aprimoramento através de estudos de conhecimento e de exercícios técnicos.

2º no versículo 15 orienta a meditar e a ocupar-se se referindo ao vers. 13 que diz “Persiste em ler, exortar e ensinar”, evidenciando que devemos esforçamos a pratica da leitura, pois o versículo já começa dizendo “persiste” assim nos orientando que não será algo fácil e a carne lutará, o cansaço do dia a dia tentará desanimar ou afastar desta pratica, mas o nosso dever de bons ministros é manusear a palavra de Deus com habilidade, discernimento, sabedoria e clareza, fazendo necessário meditarmos e nós ocuparmos nossa mente com leitura da palavra, Paulo termina o vers. 14 dizendo “para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos”, assim o seu crescimento e amadurecimento se tornarão evidentes a todos produzindo frutos ao Senhor Jesus.

3º Vers. 15 orienta a cuidar, a observar, a analisar a nossa vida de como está sendo o nosso procedimento, a maneira como vivemos se refletimos como espelho a luz do Senhor, se estamos zeloso com o nosso dom, com a família, com o ministério sendo bons ministros da casa do Senhor, agindo sempre conforme a palavra de Deus buscando o crescimento dia a dia separando um tempo para leitura e meditação, para oração, para louvar ao Senhor um cântico novo, e em nosso caso, se dedicamos ao nosso instrumento, estas analises tem que sempre ser feitas e não podemos levar nossa vida estacionada, sem foco e objetivos, mas crescente, galgando a cada degrau, em Oseías 6:3 diz “então conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” assim sendo uma caminha contínua em nossa vida, e Paulo termina dizendo “Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”, e esta caminhada gerará filhos espirituais ao Senhor, nova vida a nós e aquele que nos ouve, frutos produzido de uma terra fértil que é a nossa própria vida cheia da palavra e guiada pelo Espírito de Deus.

Finalizo dizendo faça a sua vida ser o ministério e não o ministério ser a sua vida, porque não devemos buscar o ministério, mas primeiramente o Deus do ministério e tornamos com diz em 2 Coríntios 3:18 “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”.

Deus te abençoe ministro.

Ednilson B. Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário