segunda-feira, 20 de maio de 2013

OS PRINCÍPIOS QUE DAVI USOU PARA EDIFICAR UM MINISTÉRIO MUSICAL



Por Daniel Souza - parte 01

Davi edificou um precioso ministério musical. Foi uma época muito singela em Israel. Um tempo de muita prosperidade e manifestação da glória de Deus. Davi, além de rei, era músico e muito sensível a esta área (1Sm.16.16-23). Ele sabia que um bom ministério musical poderia cooperar bastante para honrar seu Deus e abençoar a nação.

Davi foi muito zeloso com as coisas do Senhor. Ele sempre se preocupou em fazer o melhor. Por mais que isto lhe custasse algum preço ou sacrifício (1Cr.21.24). Princípios absolutos foram usados por Davi para organizar um tremendo serviço com a música. 

Vejamos o que a bíblia nos mostra sobre isto:

1Cr.25. 1 ¶ Davi, juntamente com os chefes do serviço, separou para o ministério os filhos de Asafe, de Hemã e de Jedutum, para profetizarem com harpas, alaúdes e címbalos. O rol dos encarregados neste ministério foi:
2  dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias e Asarela, filhos de Asafe, sob a direção deste, que exercia o seu ministério debaixo das ordens do rei.
3  Quanto à família de Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias e Matitias, seis, sob a direção de Jedutum, seu pai, que profetizava com harpas, em ações de graças e louvores ao SENHOR.
4  Quanto à família de Hemã, os filhos: Buquias, Matanias, Uziel, Sebuel, Jerimote, Hananias, Hanani, Eliata, Gidalti, Romanti-Ézer, Josbecasa, Maloti, Hotir e Maaziote.
5  Todos estes foram filhos de Hemã, o vidente do rei e cujo poder Deus exaltou segundo as suas promessas, dando-lhe catorze filhos e três filhas.
6  Todos estes estavam sob a direção respectivamente de seus pais, para o canto da Casa do SENHOR, com címbalos, alaúdes e harpas, para o ministério da Casa de Deus, estando Asafe, Jedutum e Hemã debaixo das ordens do rei.
7  O número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto do SENHOR, todos eles mestres, era de duzentos e oitenta e oito.
8 ¶ Deitaram sortes para designar os deveres, tanto do pequeno como do grande, tanto do mestre como do discípulo. 

1. Um ministério estabelecido por uma liderança plural (1)
2. Um ministério formado por pessoas com um claro chamado (1)
3. Um ministério com forte ênfase familiar (1-7)
4. Um serviço musical com finalidade profética (1,3)
5. Um ministério verdadeiramente sob autoridade espiritual   (1-3,6)
6. Um ministério centralizado no Senhor (3,6,7)
7. Um ministério que serve ao Senhor e a sua casa (6)
8. Um ministério formado por pessoas capacitadas (7)
9. Um ministério abundante em número de pessoas (7)
10. Um ministério verdadeiramente ministério (8)
11. Um ministério estratégico (8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário